Estamos criando monstrinhos?

Todos sabem o trabalho sério que muitos tem feito em prol da cultura cervejeira no Brasil. As Acervas, Micro-cervejarias, Bares, profissionais em geral e etc…etc…etc…. Um trabalho que eu digo de “formiga”, porque nosso acesso na grande mídia ainda é restrito. Mas o que faz a cultura pela boa cerveja, não a cerveja de massa, se propagar é a o boca a boca, blogs independentes e todos que citei acima. Tudo feito de forma séria e sobre tudo responsável. Isso porque propagamos algo puro, de qualidade e sobre tudo feito de forma artesanal.
Quando quaisquer elo desta frágil estrutura que ainda temos, resolver não agir de modo honesto , todo um trabalho de anos e anos pode ir para o ralo. Muitos aqui vivem disso, e claro precisam ganhar o dinheiro para a cerveja nossa de cada dia. Porém quando a ganância toma conta e o meios finais são exclusivamente se aproveitar de nova tendência, ai é motivo de grande preocupação. Mas como se proteger?
A cada dia estão pipocando novas cervejarias “artesanais” com o trio básico de cervejas e com qualidades pra lá de duvidosas. Lançam cervejas ditas exclusivas, gastam horrores com marketing. Tudo para convencer o público que o seu produto é o melhor.
Nesse ramo meus amigos….não temos de convencer nínguem. Afinal o produto que tanto cultuamos é de tamanha qualidade que o maior marketing que essas empresas não vêem é o próprio produto. Ser for bom…ficará. Senão, não. Não precisam mentir…nesse meio, a mentira dura muito pouco. Mas causa estragos.
Mas a minha preocupação é que ainda somos, estatisticamente falando, em número bem reduzidos. Até ai tudo bem, porém e se o número de maus intencionados aumentar e torna-se maior que nós? Todo esse movimento ruirá?
Hoje o movimento Acerva está se estruturando nacionalmente para evitar que novas “Acervas” formadas por pessoas nada nada bem intencionadas se formem.  E as micro-cervejarias? E os formadores de opinião?  Revistas?

Vejo com extrema felicidade o movimento de cervejarias sérias e comprometidas com qualidade como a Colorado, Bamberg e Falke que fundaram o Núcleo 3C – Cervejarias de Cultura Cervejeira. Mas temos muito mais cervejarias…e eu torço que mais Núcleos desses se formem, porque juntas todas terão mais voz.
E a quantidade colossal de Beersomelliers que existem agora? Todos do dia para noite, resolveram ser os maiores entendedores de cerveja. E a consequência está ai no nosso mundo virtual. Várias e várias pérolas que surgem a cada dia. De início é engraçado, mas pensem que ,por incrível que pareça são esses comentários advindo de pessoas ignorantes do meio que chegam a mais e mais pessoas que não são do meio. Mas como nos proteger disso?
Esse desabafo todo surge quando descubro que uma famosa revista do meio simplesmente desaparece do ar. Deixando vários assinantes, anunciantes e outros na mão.
Vocês acham que surgirá outra revista deste segmento? Vocês acham que os assinantes que não são do meio assinariam novamente? E os anunciantes.
Uma atitude irresponsável como essa, fere o trabalho que disse lá em cima de formiguinha.Quem saíra prejudicado? O dono da revista? Claro que não…serão todos nós.
E esse exemplo serve para todos os outros que mencionei acima. O dono da cervejaria que produz uma pilsen qualquer estará preocupado com isso? O grande “beersomelier” formado em Três Coquinhos da Serra estará preocupado ?
Estamos criando monstrinhos?
Ainda acho que não….mas temos de começar a pensar em mecanismos que nos protejam de pilantras aproveitadores.  Muitos podem dizer: “O mercado sabe separar.” E eu digo que o mercado mata também.
Porque a minha revolta? Porque estou nesse meio por paixão. Adoro fabricar boas cervejas. Fazer amigos e sobre tudo…mostrar para todos que boas cervejas trazem bons amigos. E eu não quero que isso seja profanado!!!
Pão e Cerveja aos bons de coração
David

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Filipe

    (20 de maio de 2010 - 22:47)

    A cultura cervejeira está muito além de uma Acerva nacional, honestamente eu acredito que muito do que vai acontecer com o mercado cervejeiro é a abertura de centenas de artesanais. Alguns estilos irão renascer para o mercado nacional. Não acho que isso seja por todo positivo, estes Biersomelier que sempre aparecem ocorrem em todas as áreas do conhecimento. O mercado vai se abrir e a média vai

    Marcus Alves

    (20 de maio de 2010 - 22:51)

    Bom, acho que você já disse tudo…
    Assino e rubrico!

    jacare

    (20 de maio de 2010 - 22:57)

    Caro David, nem fiz minha primeira cerveja ainda e ja havia pensado nisso mas em nosso pais o risco é parte do processo, não vamos esmoecer não, como voce mesmo disse as formiguinhas estão ai e estarão sempre que se desejar uma boa cerveja de qualidade e para os demais um belo copo de "refrigerante alcoolico de má qualidade" que é o que eles merecem!

    Alexandre Bamberg

    (20 de maio de 2010 - 22:58)

    David

    Fantastico seu post, faço minha as suas palavras, concordo 100%, tem hora que da um desanimo muito grande, pois nossos esforços nos desgastam fisica e psicologicamente, mas uma coisa eu digo não vamos desistir nunca e a cerveja de qualidade vai vencer.

    Abraço

    Tatiana

    (20 de maio de 2010 - 23:39)

    David,

    Não sei dos meandros internos, nem estou querendo defender ninguém, mas dando uma de advogado do diabo, acho que vc foi um pouco severo.

    Todos nó sabemos da dificuldade de sobreviver nesse segmento tão pequeno. Às vezes, abrimos um negócio e simplesmente não temos dinheiro pra continuar, o sucesso não foi alcançado como planejado e desejado, e,infelizmente, temos que

    David - Lamas Bier

    (21 de maio de 2010 - 01:58)

    Concordo com vc Filipe, tudo isso é muito maior mesmo. Acredito sim nessa abertura, mas fico com medo de acontecer o que aconteceu na história recente americana.

    Marcus, Jacare e Ale…estamos juntos nisso. E jogar pra fora o que pensamos, no meu caso so fortalece continuar..vamos q vamos

    Tati,
    falta de planejamento tem seus viéses(essa palavra existe? hehehe).

    Alessandro

    (21 de maio de 2010 - 02:54)

    David, meu caro! Fantástico seu post! Incrível que hoje na hora do almoço fiz comentários parecidos depois de ouvir umas bobagens de uma pessoa em uma loja que vende cervejas especiais/artesanais… Ouvi algo sobre a Bamberg Pilsen ter gosto de banana e cravo!! Ainda quero acreditar que foi só um engano…

    Mas o legal foi também ter lembrado de perguntar no grupo da Acerva se alguém

    Marco Aurelio

    (21 de maio de 2010 - 08:09)

    David, percebi a seriedade da revista no dia em que resolveram nos entrevistar. Mandaram umas perguntas por email mesmo, além de ninguém aparecer lá no bar, clonaram uma fotografia de uma reportagem que eu havia cedido do jornal diário do grande abc, publicaram a matéria sem sequer conhecerem o bar, eu, ou qualquer pessoa da minha família. Aproveitaram ainda a deixa da matéria, procuraram na

    gilberto cernev junior

    (22 de abril de 2016 - 20:12)

    boa tarde,
    faz 7 dias que fiz a minha primeira cerveja, dai no processo me apareceram muitas duvidas e não achei resposta para as minhas duvidas, dai encontrei vcs, e vi que o Davi responde todas as duvidas, (mesmo as mais idiotas) agora vai a minhas peguntas.
    1° Quando lavamos o malte para a retirada total do açucares, eu posso deitar o caldeirão e retirar o Maximo de mosto.
    2° Quando o mosto esta fervendo, daí adiciono o lúpulo, WHIRLFLOC , daí resfrio esse mostro, quando vou transferir ele pro fermentador, no fundo da panela fica um um aglomerado de lúpulo, whirlfloc e mais uns negócios, minha pergunta, posso filtrar esse caldo em um coador de pano, e usar esse caldo .

      David - Lamas

      (25 de abril de 2016 - 22:43)

      Oi Gilberto ,bao?
      Vamos lá:
      1 – Nao recomendamos, o ideal é deixar sempre o balde na horizontal e na hora de tirar o mosto nao mexer nele. O que fazemos é uma Lavagem com agua, voce pode jogar agua sobre o mosto/bagaco para lavar e extrair acucares deles.

      2 – O nome desse aglomerado é TRUB. É normal isso e é composto de resto de lúpulo, cascas, taninos e polifenois. Isso tudo é altamente recomendado NAO ir para a panela. Sei que dois ver aqueles litrinhos de mosto no fim da panelas, mas nao coe e coloque, sua cerveja ficará bem melhor sem ele.

      Da uma olhada na sessao Como Fazer Cerveja de nosso site: http://www.lamasbrewshop.com.br/ tem bastante dica. Outra dica, de uma olhada nos videos abaixo, eles sao baseados em nosso tutorial:
      https://www.youtube.com/watch?v=lw34POsIfRo

      https://www.youtube.com/watch?v=senP24qvohI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *